Resumen
Objetivo – Identificar estilos gerenciais dos dirigentes de pequenas empresas em cada estágio do ciclo de vida organizacional, considerando o trabalho do administrador, abordagens do processo e dos papéis.
Método – A pesquisa foi considerada de natureza aplicada, de abordagem quantitativa, do ponto de vista dos objetivos como descritiva e survey em seus procedimentos técnicos. Participaram do estudo setenta empresas pertencentes ao setor metalúrgico-mecânico do Estado de São Paulo, Brasil.
Fundamentação teórica – As características da diversidade de comportamentos entre a grande e a pequena empresa podem ser evidenciadas pela teoria do Ciclo de Vida Organizacional, a qual pressupõe que os problemas e as soluções administrativas apresentadas pelas organizações são diferentes conforme o estágio de desenvolvimento em que elas se encontram.
Resultados – Verificou-se que os dirigentes das pequenas empresas mudam a valorização das funções e dos papéis do administrador, conforme o estágio de desenvolvimento da empresa. Foram identificados três estilos gerenciais como mais preponderante dos dirigentes da pequena empresa, considerando o ciclo de vida organizacional.
Contribuições – Apresentam-se evidências de que há uma relação entre as funções e os papéis do administrador (teorizadas na grande empresa) e o trabalho realizado pelos dirigentes das pequenas empresas. Além disso, apresenta-se a viabilidade de se pesquisar as funções e os papéis do administrador conjuntamente, em vez de se estudá-la isoladamente, como a maioria das pesquisas.
Una vez aprobada la publicación del artículo, el/los autor/es cede/n los derechos de copyright a la Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.
Es OBLIGATORIO que los autores envíen a la RBGN el formulario de Cesión de Derechos de Autor debidamente cumplimentado y firmado según el modelo: [Derechos de autor]
Las condiciones de la Cesión de Derechos de Autor indican que la Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN goza a título gratuito y en carácter definitivo de los derechos de autor patrimoniales de los artículos publicados por ella. A pesar de la Cesión de los Derechos de Autor, la RBGN faculta a los autores al uso de estos derechos sin restricciones.
Los autores se responsabilizan de los textos publicados en la RBGN.
La RBGN adopta el modelo de licencia CC-BY Creative Commons Attribution 4.0, permitiendo la redistribución y reutilización de los artículos garantizando que la autoría esté debidamente acreditada.