Quais são os fatores de risco relevantes aos investidores? Evidências no mercado de fundos brasileiro
PDF (English)
PDF

Palavras-chave

funds
performance measures
factorial models. Fundos
medidas de desempenho
modelos fatoriais. Fundos
medidas de desempenho
modelos fatoriais.

Como Citar

Cavalcante-Filho, E., De-Losso, R., & Santos, J. C. de S. (2021). Quais são os fatores de risco relevantes aos investidores? Evidências no mercado de fundos brasileiro. RBGN - Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 23(1), 63–80. https://doi.org/10.7819/rbgn.v23i1.4088

Resumo

Objetivo – Neste artigo, investiga-se o que determina o fluxo de recursos financeiros para fundos de investimentos brasileiros. 

 

Metodologia – O banco de dados utilizado consiste em um painel de fundos de ações brasileiros para o período entre janeiro de 2001 e abril de 2019. Primeiro, identifica-se a métrica de avaliação de fundos mais aderente ao fluxo de captação de recursos dos fundos. Em seguida, analisa-se como os resultados se alteram a depender do nível de sofisticação do investidor. 

 

Resultados – Constata-se que investidores são mais atentos ao risco de mercado (beta) ao avaliar fundos e atribuem à habilidade do gestor (alfa) os retornos atrelados aos demais fatores de risco como tamanho, valor, momentum, iliquidez e risco de indústrias. O resultado é aderente ao observado para os EUA. Adicionalmente, é observado que investidores menos sofisticados demonstram ser mais sensíveis a todas as métricas de retorno passado, porém, ao decompor os alfas dos fundos em componente persistente e componente aleatório, evidencia-se que essa sensibilidade está concentrada no componente aleatório dos alfas. 

 

Contribuições – Mensura-se a sensibilidade da captação de recursos dos fundos às diferentes métricas de desempenho, o que permite entender melhor os processos de decisão dos investidores. Ademais, de acordo com nosso conhecimento, é o primeiro trabalho a abordar o tema com dados fora dos Estados Unidos. 

https://doi.org/10.7819/rbgn.v23i1.4088
PDF (English)
PDF