Atributos do Serviço de Transporte no Relacionamento Indústria-Varejo
PDF

Palavras-chave

Nível de serviço. Gestão do transporte. Relacionamento indústria-varejo.

Como Citar

Martins, R. S., & Xavier, W. S. (2011). Atributos do Serviço de Transporte no Relacionamento Indústria-Varejo. RBGN - Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 13(39), 193–204. https://doi.org/10.7819/rbgn.v13i39.816

Resumo

No segmento da distribuição, as atividades logísticas são mais facilmente percebidas como geradoras de valor. Dentre elas, o transporte tem grande evidência. Assim, o objetivo do presente estudo foi analisar a gestão do transporte pelas empresas industriais para o atendimento ao varejo. A motivação dos estudos está nas evidências da literatura de que há diferenças na forma de gestão do transporte, em termos de atributos do serviço, conforme o cliente, bem como quanto ao formato da demanda por serviços de transporte e suas especificidades para atendimento a segmentos das cadeias de suprimentos. No universo de 400 empresas industriais instaladas no estado de Minas Gerais, foram selecionadas 101 que tinham o varejo como responsáveis por mais de 60% de suas vendas, as quais foram feitas análises quanto aos construtos desejados e avaliação de atributo. Em linhas gerais, os embarcadores industriais parecem minimizar a importância da logística para o atendimento ao varejo, atribuindo ao transporte funções meramente operacionais, isto é, não estratégicas.  Ou seja, deixam de agregar o valor da logística aos seus produtos e serviços. Os resultados remeteram às determinadas questões gerenciais relevantes, tais como a relação entre atendimento de pedidos e problemas de processos internos às empresas, formação dos canais de distribuição, redes logísticas e decisão quanto a internalizar/terceirizar serviços da logística.

Palavras-chave: Nível de serviço. Gestão do transporte. Relacionamento indústria-varejo.

https://doi.org/10.7819/rbgn.v13i39.816
PDF

Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.

Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]

As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.

Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.

A revista adota o padrão de licença  CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.