Resumo
Este artigo se dedica na apresentação de uma abordagem da economia dos custos de transação aplicada ao setor público. Em um primeiro momento, são trabalhados alguns conceitos básicos utilizados pela Nova Economia Institucional; a saber: custos de transação e estruturas de governança. A segunda parte deste artigo está focada na adaptação dessa teoria para o setor público, com especial ênfase na análise de seus atores, custos de transação e de outras particularidades relevantes que afetam a definição de sua estrutura de governança. Como forma de equacionar parte dos custos de transação presente no setor público, especialmente a presença de oportunismo político, a terceira seção descreve duas possibilidades de aperfeiçoamento da gestão pública. Por fim, em suas conclusões, este artigo enfatiza a necessidade de se estabelecer mecanismos externos de incentivo e supervisão para a boa gestão pública e da ampliação dos estudos a respeito da eficiência e eficácia dos instrumentos descritos na terceira seção.
Palavras-chave: Custos de transação. Estruturas de governança. Estruturas de governança no setor público. Gestão pública.
Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.
Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]
As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.
Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.
A revista adota o padrão de licença CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.