O Estilo de Vida e a Experiência: aspectos da marca no entendimento dos seus usuários
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Palavras-chave

Marketing. Marketing de experiência. Experiência. Estilo de vida Harley-Davidson. Vantagem competitiva sustentável.

Como Citar

Scharf, E. R. (2011). O Estilo de Vida e a Experiência: aspectos da marca no entendimento dos seus usuários. RBGN - Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 13(38), 99–113. https://doi.org/10.7819/rbgn.v13i38.700

Resumo

O marketing tradicional não reflete a complexidade do consumidor moderno, sendo necessário agregar valor experiencial ao cliente. O conceito do marketing experiencial foi o agente motivador deste estudo. O objetivo principal deste trabalho é investigar a experiência proporcionada por determinada marca junto aos participantes de uma associação formal denominada PHD (Proprietários de Harley-Davidson), no estado de Santa Catarina. Com caráter descritivo, a pesquisa adotou questionário on-line baseado em aspectos discutidos por Schouten e McAlexander (1995), particularmente a influência na compra, a importância de determinados atributos e o viver o estilo da marca. Os resultados apontaram para o entendimento de que a marca fornece uma experiência híbrida, baseada principalmente nas dimensões sensoriais e de identificação. Como conclusão, os consumidores da marca Harley-Davidson “vivem” o estilo de vida por meio das experiências que a marca e o uso dos seus produtos proporcionam, especificamente os eventos patrocinados e o som do motor. Contrário à literatura, no entanto, as tatuagens e os filmes têm baixa importância para vivenciar o estilo de vida Harley-Davidson.

Palavras-chave: Marketing. Marketing de experiência. Experiência. Estilo de vida Harley-Davidson. Vantagem competitiva sustentável.

https://doi.org/10.7819/rbgn.v13i38.700
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