Resumo
O presente trabalho propõe-se a analisar como as dimensões que tipificam o ambiente organizacional, aqui entendidas como direcionadores do uso de Tecnologia de Informação (TI), influenciam na estruturação de sua governança. Para tanto, o quadro teórico apoiou-se nas relações das dimensões do uso da TI por meio de direcionadores de mercado, organizacional, do indivíduo e de TI, bem como na visão de sua governança, baseada em estágios dos processos de decisão de TI, mapeando-os nas principais decisões críticas, que envolvem seus princípios, arquitetura, infraestrutura, investimentos e priorização, bem como aplicações de negócio. O estudo propõe um modelo teórico resultante da revisão da literatura específica que, por meio da estratégia de estudo de caso, foi aplicado em entrevistas com os principais tomadores de decisão da estrutura de governança de uma instituição de educação profissional, atuante em nível nacional, somado às informações baseadas em registros internos e observação não participativa. Obteve-se que as características de investimentos em TI influenciam positivamente as principais decisões sobre sua governança, por meio dos direcionadores de uso que envolvem a instituição e que estão presentes nos fatores externos que impactam as principais decisões críticas da área, influenciando-as, exceto às relacionadas aos princípios de TI. Verificou-se também que o contexto interno não influencia diretamente todos os aspectos das decisões sobre a governança. Por fim, percebeu-se que a TI não é vista como elemento capaz de estruturar os arquétipos de governança pelo seu uso, ficando definidos pela hierarquia organizacional da instituição.
Palavras-chave: Governança de tecnologia de informação. Contexto organizacional. Direcionadores do uso de TI.
Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.
Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]
As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.
Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.
A revista adota o padrão de licença CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.