Usos das Marcas para o Alinhamento do “Eu” (footing) em Interações Sociais
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Palavras-chave

Marcas. Consumo. Footing. Self. Etnografia da comunicação.

Como Citar

Leão, A. L. M. de S., Mello, S. C. B. de, & Freitas, G. K. A. de. (2011). Usos das Marcas para o Alinhamento do “Eu” (footing) em Interações Sociais. RBGN - Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 13(38), 61–79. https://doi.org/10.7819/rbgn.v13i38.642

Resumo

Muito tem sido discutido sobre como o consumo se tem tornado o cerne deflagrador de mudanças no seio da sociedade contemporânea. Neste sentido, considera-se que, na contemporaneidade, é por meio do consumo que as identidades são formadas, ressaltando-se que não é o objeto consumido, mas os signos que ele representa, que têm a capacidade de expressar as identidades. Desta forma, pode-se deduzir que o consumo de marcas seja um dos esteios da construção de identidades. Assumindo a premissa de que o “eu” seja uma construção social forjado na alteridade e que em interações sociais esta construção passa por um processo contínuo de alinhamento (footing), o presente estudo teve por objetivo compreender como os consumidores alinham seu “eu” na medida em que recorrem às marcas como recursos simbólicos. Com isso em mente, desenvolvemos o referido estudo exploratório. Para tal, uma etnografia da comunicação foi realizada por meio da observação participante da interação cotidiana de pessoas de diferentes grupos sociais. Os resultados apontam para o alinhamento do self por meio de vinte e quatro “atividades marcárias”. Ao final, analisamos implicações do estudo tanto para a academia quanto para a gestão de marcas.

Palavras-chave: Marcas. Consumo. Footing. Self. Etnografia da comunicação.

https://doi.org/10.7819/rbgn.v13i38.642
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