Análise da Tecnologia das Aeronaves como Determinante de Custos no Setor de Aviação Comercial Brasileiro
PDF
PDF (English)
PDF (Español (España))

Palavras-chave

Gestão estratégica de custos. Determinantes de custos. Aviação comercial.

Como Citar

Diehl, C. A., Miotto, G. R., & Souza, M. A. (2010). Análise da Tecnologia das Aeronaves como Determinante de Custos no Setor de Aviação Comercial Brasileiro. RBGN - Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 12(35), 191–207. https://doi.org/10.7819/rbgn.v12i35.632

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar a tecnologia das aeronaves como determinante de custos, investigando o seu efeito nos custos das principais companhias aéreas brasileiras no período de 1997 a 2005. Compreende os resultados de uma pesquisa que apresenta a gestão estratégica de custos, contribuindo para a obtenção de vantagem competitiva de empresas do setor de aviação comercial brasileiro. De natureza exploratória e de característica longitudinal, faz uso da pesquisa documental para coleta de dados. Para apresentação e análise dos dados, utilizou-se da estatística descritiva. Ao final da investigação, demonstra-se que o determinante de custos com tecnologia das aeronaves tem influência direta nos principais custos do setor: o consumo de combustível, o custo de manutenção e a depreciação ou arrendamento de aeronaves. A GOL demonstrou êxito ao alinhar o determinante de custos com tecnologia das aeronaves e apresentou os menores custos dentre as empresas pesquisadas. A TAM reestruturou a sua frota de aeronaves e reduziu significativamente seus custos. No caso da VASP, que atuou com aeronaves sucateadas, verificou-se que a companhia incorreu em custos significativamente mais elevados que as demais concorrentes analisadas.

Palavras-chave: Gestão estratégica de custos. Determinantes de custos. Aviação comercial.
https://doi.org/10.7819/rbgn.v12i35.632
PDF
PDF (English)
PDF (Español (España))

Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.

Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]

As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.

Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.

A revista adota o padrão de licença  CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.