Autorregulação no Processo de Decisão: impacto dos objetivos de escolha sobre a inovatividade
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Palavras-chave

Autorregulação. Objetivos de escolha. Inovatividade. Comportamento do consumidor.

Como Citar

Prado, P. H. M., Korelo, J. C., Lucena, D. M., & Ribeiro, E. B. S. (2011). Autorregulação no Processo de Decisão: impacto dos objetivos de escolha sobre a inovatividade. RBGN - Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 13(38), 80–98. https://doi.org/10.7819/rbgn.v13i38.609

Resumo

Este estudo examina o impacto dos objetivos de escolha sobre a inovatividade dos consumidores em categorias de produtos que constantemente sofrem inovações. A contribuição dessa pesquisa é analisar o comportamento de adoção de inovações sob a perspectiva da Teoria do Foco Regulatório (Regulatory Focus Theory - RFT). A primeira etapa da coleta de dados foi qualitativa, de caráter exploratório, com a finalidade de ajustar o instrumento de coleta e a segunda, quantitativa, descritiva e não probabilística em forma de survey. A partir da posse de atributos (básicos, intermediários e avançados) gerou-se um escore para segmentação dos grupos de consumidores em “Mais Inovadores” e “Menos Inovadores”, por meio da técnica de correspondentes múltiplos. Para análise do modelo proposto utilizou-se modelo de equações estruturais (SEM). Além da comprovação do relacionamento dos objetivos de promoção com os de prevenção, foram confirmadas (direta e indiretamente) as premissas de impacto significativo dos objetivos Custos de Avaliação, Justificativa, Confiança e Evitar o Arrependimento na escolha sobre a Inovatividade, resultando em diferenças entre os grupos. Entretanto, o impacto do objetivo de Evitar Emoções Negativas Advindas da Escolha não foi registrado de forma significativa sobre a Inovatividade. Tais resultados remetem a discussões sobre o contexto analisado, assim como as implicações teóricas sobre o impacto na auto-regulação sobre o comportamento de escolha dos consumidores.

Palavras-chave: Autorregulação. Objetivos de escolha. Inovatividade. Comportamento do consumidor.

https://doi.org/10.7819/rbgn.v13i38.609
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