Natal, consumo e materialismo: uma análise discursiva de cartas infantis de Natal
PDF (English)
PDF

Palavras-chave

Natal
consumo
materialismo
secularismo.

Como Citar

Luna Batinga, G., de Rezende Pinto, M., & Pimenta Resende, S. (2017). Natal, consumo e materialismo: uma análise discursiva de cartas infantis de Natal. RBGN - Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 19(66), 573. https://doi.org/10.7819/rbgn.v0i0.3429

Resumo

Objetivo – O artigo tem por objetivo relatar resultados de uma pesquisa empírica que buscou desvendar os significados relacionados ao Natal presentes nos enredos das cartas elaboradas por crianças e endereçadas ao Papai Noel. Partiu-se da noção de que, por meio de uma atividade lúdica como a elaboração de cartas de Natal, as crianças poderiam trazer à tona diversas questões relacionadas a sua vida cotidiana.

Metodologia – O estudo, de cunho interpretativista, lançou mão de elementos da análise do discurso. A análise do discurso (AD), campo de base teórico-metodológico, vinculado à Linguística, estuda a língua em movimento, produzindo sentido como prática social.

Resultados – Os resultados apontam marcas discursivas que sugerem traços de materialismo e secularismo nas narrativas e nos enredos criados pelas crianças a respeito do Natal. Além disso, Papai Noel firma-se como figura emblemática presente no imaginário das crianças, associado diretamente à data.

Contribuições – Desvendar o imaginário do Natal e a construção de seus significados pelas crianças pode servir para desvelar questões essenciais ou pelo menos apontar “pistas” relacionadas ao grau de simbolismo presente nas diversas manifestações sociais e culturais da sociedade atual. 

https://doi.org/10.7819/rbgn.v0i0.3429
PDF (English)
PDF

Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.

Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]

As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.

Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.

A revista adota o padrão de licença  CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.