Resumo
Esta pesquisa tem por objetivo investigar se a alteração da modalidade de incidência da COFINS afetou o lucro de empresas, com ações na BOVESPA, subdivididas em 18 setores econômicos. Também foi objeto da pesquisa o estudo dos efeitos sobre a arrecadação da COFINS e da arrecadação total dos tributos federais. A pesquisa tem natureza explicativa e o instrumental de experimentação é teórico-empírico, utilizando-se análise de regressão por séries temporais e dados em painel, com um intervalo de confiança de 95% para o estudo microeconômico. Para o estudo macroeconômico, foi utilizada a análise de regressão com base em dados de série temporal dessazonalizados. O estudo mostra-se relevante na medida em que as alterações de incidência de tributos indiretos podem afetar as transações entre os setores na economia real e estas se demonstrem ineficientes quanto à alocação dos seus custos adicionais. Os resultados estatísticos demonstram que, para 7 dos 18 setores investigados, o evento alteração de modalidade de incidência da COFINS propiciou efeito sobre o lucro das empresas. Os resultados estatísticos também revelam indícios de que houve aumento real da arrecadação da COFINS e da arrecadação tributária federal total, indicando certa ineficiência econômica desse modelo de tributação, contrariando o que tem sido divulgado por agentes econômicos do governo federal.
Palavras-chave: COFINS. Lucro. Arrecadação tributária.Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.
Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]
As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.
Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.
A revista adota o padrão de licença CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.