Uma meta-análise sobre os construtos antecedentes e consequentes do materialismo
PDF (English)
PDF

Palavras-chave

Materialismo
antecedentes
consequentes
metaanálise.

Como Citar

Santini, F. de O., Ladeira, W. J., Sampaio, C. H., & Araújo, C. F. (2017). Uma meta-análise sobre os construtos antecedentes e consequentes do materialismo. RBGN - Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 19(66), 556. https://doi.org/10.7819/rbgn.v0i0.2931

Resumo

Objetivo – O materialismo vem ganhando espaço no campo acadêmico, especialmente a partir da década de 1980, dada a relevância em buscar compreender o sentimento vinculado à posse e à aquisição de bens. Por conta dessa importância, realizou-se uma meta-análise para avaliar os antecedentes e consequentes do materialismo.

Metodologia – A partir da realização de uma revisão sistemática, foi identificado um total de 77 artigos que analisaram esses aspectos, gerando 99 effects-sizes e uma amostra acumulada de 40.288 indivíduos estudados.

Resultados – Os antecedentes do materialismo que apresentaram relações significativas foram: percepção de valor hedônico, influência interpessoal, satisfação com a vida e renda. Quanto aos consequentes, observou-se significância para a intenção de compra, compra impulsiva, compra compulsiva, consumo conspícuo, consumo de status e envolvimento do consumidor. Em relação ao efeito moderador, foi possível observar que amostras pequenas produzem efeitos maiores. Além disso, na relação entre materialismo e intenção de compra, há efeitos mais fortes para pesquisas realizadas em países do Ocidente.

Contribuições – Com base na metodologia aplicada neste estudo, espera-se contribuição sólida e generalizável a respeito do construto materialismo

https://doi.org/10.7819/rbgn.v0i0.2931
PDF (English)
PDF

Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.

Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]

As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.

Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.

A revista adota o padrão de licença  CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.