Um Estudo Exploratório sobre o Estágio da Governança Corporativa nas Empresas Brasileiras
PDF
PDF (English)
PDF (Español (España))

Palavras-chave

Governança corporativa. Conselho de administração. Melhores práticas de governança corporativa. Stakeholders.

Como Citar

Marinelli, M. (2007). Um Estudo Exploratório sobre o Estágio da Governança Corporativa nas Empresas Brasileiras. RBGN - Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 7(19), 57–66. https://doi.org/10.7819/rbgn.v7i19.50

Resumo

O presente artigo apresenta a geração e sistematização de conhecimentos, levando a reflexões conceituais, teóricas e aplicadas da governança corporativa, bem como sua contribuição ao desenvolvimento organizacional. Está estruturado em quatro partes: a primeira é constituída pela introdução; a segunda parte diz respeito ao referencial teórico; a terceira, retrata a governança corporativa no mundo e no Brasil; a quarta parte retrata pesquisas secundárias sobre a aplicação da governança corporativa, comprovando que há influências positivas nos resultados das organizações objeto dos estudos de caso.

Palavras-chave: Governança corporativa. Conselho de administração. Melhores práticas de governança corporativa. Stakeholders.

https://doi.org/10.7819/rbgn.v7i19.50
PDF
PDF (English)
PDF (Español (España))

Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.

Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]

As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.

Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.

A revista adota o padrão de licença  CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.