Resumo
Este estudo objetivou avaliar o nível de entendimento do conceito de Capital Intelectual dos gestores de grandes empresas brasileiras, comparativamente ao conceito exposto na literatura, a fim de se levantarem subsídios que possam mostrar a tendência do seu desenvolvimento e aplicação na realidade econômica e empresarial brasileira. A pesquisa do tipo exploratória e descritiva foi baseada em uma amostra composta por 30 gestores. A análise dos dados, tratados por meio do método qualitativo (Análise de Conteúdo) e do método quantitativo (análise de cluster e teste de Mann-Whitney) sugeriu que os gestores possuem o entendimento do conceito semelhante ao da teoria, identificam os elementos de acordo com o da teoria e realizam investimentos nesses elementos. Adicionalmente, identificou-se uma predisposição positiva dos gestores para a aplicação de modelos gerenciais de controle, dada a não existência de acompanhamento desses investimentos. Dessa forma, verificou-se espaço para o desenvolvimento de modelos que contemplem a gestão dos elementos do capital Intelectual por meio da Contabilidade Gerencial.
Palavras-chave: Capital intelectual. Contabilidade gerencial. Conceito de capital intelectual.
Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.
Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]
As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.
Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.
A revista adota o padrão de licença CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.