Resumo
Objetivo – Nossa pesquisa examinou o impacto da legibilidade na compreensibilidade das notas explicativas e investigou a influência de um glossário na compreensibilidade.
Referencial Teórico – Estudos anteriores trataram legibilidade e compreensibilidade como sinônimos, mas compreensibilidade é um conceito mais amplo, influenciado pela complexidade do contexto, sintaxe e características dos indivíduos.
Desenho/metodologia/abordagem – Foi conduzido um experimento no Brasil com 111 participantes com experiência em Contabilidade. Foram modificados os componentes da métrica Flesch de legibilidade e avaliado o impacto na compreensibilidade medida usando o Teste de Identificação de Significado.
Resultados – Aumentar a legibilidade das notas explicativas não aumentou a compreensibilidade. Entretanto, a habilidade de compreensão geral dos participantes e suas características pessoais se mostraram significantes para influenciar a compreensibilidade. Adicionalmente, a inclusão de um glossário de termos técnicos impactou positivamente a compreensibilidade apenas para usuários com conhecimento anterior limitado.
Implicações Práticas e Sociais da Pesquisa -Pesquisadores deveriam considerar métricas alternativas para avaliar compreensibilidade. Normatizadores e Reguladores poderiam reconsiderar a eficácia da apresentação de um glossário. Investidores poderiam demandar melhores medidas de qualidade de texto e de apresentação de informação de alta qualidade.
Originalidade/valor – A maior parte dos estudos de legibilidade focam em relatórios escritos em inglês e são, em sua maioria, aplicados em países anglófonos. O presente estudo expande essa área de pesquisa no Brasil para relatórios escritos em Português. Adicionalmente, ele destaca a necessidade de explorar a relação entre legibilidade e compreensibilidade dado que as tradicionais fórmulas de legibilidade podem não capturar totalmente a compreensibilidade de um texto.
Palavras-chave – Legibilidade, Compreensibilidade, Notas Explicativas.
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