Microempresários na Indústria Criativa: Como a Resiliência Supera os Impactos da Pandemia
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Palavras-chave

Feira comercial
Resiliência
S-commerce
Indústria criativa

Como Citar

Lessa, P. W., Matos, B., & Vadevino, A. (2023). Microempresários na Indústria Criativa: Como a Resiliência Supera os Impactos da Pandemia. RBGN - Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 25(3). https://doi.org/10.7819/rbgn.v25i3.4234

Resumo

Objetivo – Este estudo tem como objetivo entender o processo de resiliência por meio das iniciativas de microempresários em uma feira criativa para lidar com um contexto de choque externo.

Referencial teórico – O estudo baseia-se na lente de resiliência e busca acrescentar novas reflexões sobre essa lente no contexto do comércio social.

Metodologia – Foi realizado um estudo de caso sobre as mudanças provocadas pela COVID-19 na indústria criativa. Foram realizadas entrevistas com microempresários em Crato, no estado do Ceará, Brasil. Além disso, foram coletados decretos regionais para analisar como os microempresários reagiram à implementação de medidas contra a propagação da COVID-19.

Resultados – Foi possível criar uma estrutura que reflete como os microempresários viam a feira comercial antes da pandemia e suas atitudes resilientes e adaptáveis para superar choques externos e vender seus produtos por meio do comércio social na Internet.

Implicações praticais e sociais da investigação – Este estudo desenvolve novas reflexões sobre a resiliência e o papel do comércio social, além de preencher lacunas na compreensão da resiliência dos microempresários. Além disso, este estudo pode ajudar os microempresários a entender como o comércio social pode ajudar no desenvolvimento de seus negócios.

Contribuições – Este artigo conseguiu preencher algumas lacunas sobre a resiliência dos microempresários na indústria criativa. Ele também mostrou que as mídias sociais foram usadas para superar os choques externos causados pela COVID-19. No entanto, o espaço físico ainda é importante para esse tipo de mercado, mesmo durante uma pandemia.

Palavras-chave – feira comercial; resiliência; comércio social; indústria criativa.

 

https://doi.org/10.7819/rbgn.v25i3.4234
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