Resumo
Objetivo: A motivação para o estudo da assimetria de informação no mercado imobiliário advém do fato de este mercado estar longe de ser eficiente e perfeito, sendo que a compra de habitação, para a maior parte das famílias, é o maior negócio de suas vidas. O presente artigo tem como objetivo validar uma escala para avaliar a assimetria de informação no mercado imobiliário português.
Referencial teórico: No processo de negociação de venda, os agentes imobiliários exibem os aspectos positivos da habitação como as amenidades e a qualidade e fazem a camuflagem dos aspectos menos bons do negócio. Importa a descoberta de uns e de outros.
Metodologia: Para a coleta da amostra foi utilizado um instrumento baseado em um questionário que analisa a assimetria da informação no mercado imobiliário e o perfil sociodemográfico dos agentes imobiliários em Portugal. A amostra é constituída por 350 delegados comerciais das três maiores empresas de mediação imobiliária do mercado imobiliário português.
Resultados: Os resultados mostram que a escala de assimetria da informação no mercado imobiliário português é composta por seis fatores, os quais apresentam níveis de validade e confiabilidade adequados: externalidades negativas, possibilidades de negócio, qualidade da habitação, área de serviços, proximidade a negócios e externalidades positivas.
Implicações práticas e sociais da pesquisa: Espera-se que este estudo venha a contribuir para o aumento do conhecimento científico na área do mercado imobiliário e para a melhoria da informação transmitida pelos agentes imobiliários a seus futuros clientes.
Contribuições: Em Portugal não existe nenhum estudo com essa profundidade sobre o tema. A validação da escala de assimetria de informação no mercado imobiliário português é um avanço do conhecimento nessa área.
Palavras-chave: Assimetria de informação, mercado imobiliário, procura na habitação, localização da habitação, externalidades imobiliárias.
Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.
Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]
As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.
Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.
A revista adota o padrão de licença CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.