Divergência de Opiniões e Volatilidade Idiossincrática
pdf (English)
pdf

Como Citar

Silva, D., & Cerqueira, A. (2022). Divergência de Opiniões e Volatilidade Idiossincrática . RBGN - Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 23(4). https://doi.org/10.7819/rbgn.v23i4.4131

Resumo

Objetivo: O principal objetivo deste estudo é abordar a associação entre a divergência de opiniões (DIVOP) e a volatilidade idiossincrática (IVOL) dos investidores.

Referencial teórico: Uma relevante associação entre a DIVOP e a IVOL é consistente com a literatura sobre divulgação de informações financeiras (Lang & Lundholm, 1996; Rajgopal & Venkatachalam, 2011), retornos futuros de ações (Ang et al., 2006; Diether et al., 2009), erro de precificação (Miller, 1977; Aabo et al., 2017), maturidade da empresa (Berkman et al., 2009; Fink et al., 2010) e imperfeições do mercado (Berrada & Hugonnier, 2013). 

Metodologia: Consideramos quatro representantes para a DIVOP e quatro medidas para a IVOL e aplicamos testes econométricos multivariados para avaliar sua associação. Nossos modelos fazem o controle para efeitos diferentes como a correlação de primeira ordem (Huang, 2011) ou a maturidade da empresa (Fink et al., 2010). Nosso foco está em empresas do Reino Unido com ações negociadas na Bolsa de Valores de Londres, que é uma das maiores bolsas de valores da Europa.

Resultados: Encontramos consistentemente uma associação significativa positiva entre a DIVOP e a IVOL. Também observamos que uma DIVOP defasada em um ano está relacionada à maior IVOL contemporânea, embora façamos o controle para a IVOL defasada. Mostramos que mesmo se nosso representante para a DIVOP capturar divergência de opiniões quando a liquidez está relativamente alta, ainda encontramos uma associação positiva significativa entre a DIVOP e a IVOL.

Implicações práticas e sociais da pesquisa: As principais implicações do estudo é que a DIVOP representa risco e que a pesquisa futura deveria abordar a IVOL, seus motivadores e resultados utilizando o modelo de cinco fatores de Fama e French (2015).

Contribuições: Apresentamos evidência empírica de que a DIVOP está associada à IVOL, sugerindo que a DIVOP é um canal por meio do qual a incerteza gera a IVOL, e seu efeito pode persistir durante todo um ano. Mostramos que a associação entre a DIVOP e a IVOL não é o resultado de uma baixa liquidez.

Palavras-chave: Divergência de opiniões, volatilidade idiossincrática, incerteza.

https://doi.org/10.7819/rbgn.v23i4.4131
pdf (English)
pdf

Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.

Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]

As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.

Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.

A revista adota o padrão de licença  CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.