O capital social e a internacionalização de PMEs familiares em Campeche, México: Uma Análise Comparativa Qualitativa
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Palavras-chave

Internationalization
Family Businesses
SMEs
Emerging Economies
QCA
Business Organization and Marketing

Como Citar

Cámara, S. S., Martín, D., & González, F. A. (2021). O capital social e a internacionalização de PMEs familiares em Campeche, México: Uma Análise Comparativa Qualitativa. RBGN - Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 23(2), 252–277. https://doi.org/10.7819/rbgn.v23i2.4104

Resumo

Objetivo Estudar a internacionalização de pequenas e médias empresas (PMEs) familiares no México.

 

Fundamentação teórica – Nossa revisão examina a abordagem relacional da internacionalização e a abordagem estratégica das empresas familiares. Abrange três tipos de capital social, orientação para o mercado e orientação para negócios internacionais.

 

Metodologia – Este é um estudo de caso qualitativo de conjunto difuso. Sete PMEs familiares do setor pesqueiro de Campeche, México, compõem a amostra.

 

Resultados – A vinculação é fator determinante para a internacionalização. A cessação à internacionalização ocorre nas empresas familiares devido à falta de empreendedorismo internacional, à presença da família e à falta de vínculos verticais.

 

Implicações práticas e sociais – Este estudo amplia a pesquisa sobre a internacionalização em PMEs familiares em um contexto de economia emergente, mostrando empiricamente como os vínculos de capital social dos exportadores analisados influenciam diretamente sua atividade. Para os profissionais de negócios, o desafio é gerenciar seus vínculos no exterior. Nossos resultados mostram que os vínculos desempenham um papel crucial na internacionalização nesse contexto. Os exportadores que não se internacionalizaram são aconselhados a fortalecer suas conexões com as principais instituições governamentais.

 

Contribuição – Mostramos que existe mais de uma forma ideal para as PMEs familiares terem sucesso na internacionalização. As pesquisas sobre a internacionalização de empresas familiares no México são muito escassas. Assim, este estudo responde à chamada para mais pesquisas sobre a internacionalização de PMEs em economias emergentes.

 

Palavras-chave – Internacionalização; empresas familiares; PMEs; economias emergentes; QCA; organização e marketing empresarial.
https://doi.org/10.7819/rbgn.v23i2.4104
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