Resumo
Resumo
Objetivo – O objetivo deste estudo é investigar se a inclusão do Bitcoin entre os ativos elegíveis para investidores de varejo no mercado brasileiro teria impacto na fronteira eficiente e, por conseguinte, nas escolhas ótimas dos investidores.
Metodologia – Foram calculadas as fronteiras eficientes com e sem a inclusão do Bitcoin e realizadas simulações para estimar as carteiras ótimas segundo diferentes critérios e intervalos temporais. O período da amostra vai de 01/07/2013 até 30/06/2018 e foram utilizados os valores diários de fechamento dos ativos/índices selecionados.
Resultados – Este estudo encontra evidência de que a inclusão do Bitcoin entre as alternativas de investimento provocaria um deslocamento positivo, estatisticamente significativo, e uma expansão da fronteira eficiente no mercado brasileiro de varejo. Isso resultaria em um aumento expressivo do retorno da carteira de tangência. Além de melhorar os indicadores de otimização do binômio risco-retorno, o criptoativo seria incluído em carteiras ótimas em parte significativa do período 2013T3-2018T2.
Contribuições – Os resultados obtidos evidenciam que, tal como reportado para mercados mais desenvolvidos, o Bitcoin provocou uma expansão da fronteira eficiente do mercado brasileiro de varejo.
Palavras-chave – Bitcoin; moeda digital; seleção de portfólios; alocação de ativos; mercado de capitais brasileiro.
Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.
Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]
As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.
Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.
A revista adota o padrão de licença CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.