Resumo
Objetivo – O objetivo deste trabalho é analisar o impacto que mudanças no rating de crédito têm no retorno de longo prazo das ações de empresas brasileiras.
Metodologia – Conduzimos um estudo de eventos que mensura como ações na bolsa de valores do Brasil reagem a elevações e rebaixamentos de rating pela Moody’s e S&P até 2014.
Resultados – Nossa amostra apresenta retornos positivos e significantes medidos pelo BHAR para rebaixamentos de ratings e não significantes para elevações. Nossos dados ainda mostram o importante papel do rating anterior para explicar esses resultados atuando de forma não linear.
Contribuições – Nossa pesquisa tem implicação para agregar à teoria de eficiência de mercado a análise do grau de informação presente nos anúncios de mudança de classificação de risco, bem como apresentar resultados para amostra com empresas brasileiras utilizando a metodologia que corrige defeitos apontados em metodologias anteriores.
Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.
Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]
As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.
Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.
A revista adota o padrão de licença CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.