Resumo
Objetivo – Este estudo tem como objetivo analisar o impacto dos fundos de investimento comprando e vendendo ações juntos por períodos consecutivos no preço dessas ações.
Metodologia – Foram realizadas análises de regressão em painel com efeitos fixos para identificar a relação entre a variável persistência, que mede em quantos períodos consecutivos uma determinada ação foi comprada ou vendida pelo conjunto dos fundos, e os retornos dessa mesma ação, no curto e no médio prazo.
Resultados – Ações que são compradas pelo conjunto de fundos persistentemente apresentam retornos reduzidos, e ações vendidas apresentam retorno aumentados, tanto no curto quanto no médio prazo. Além disso, a amostra que reuniu fundos pequenos com estratégia ativa, comprando e vendendo small caps, apresentou a maior relevância estatística e econômica em todos os períodos.
Contribuições – Esses resultados permitem questionar a habilidade dos gestores dos fundos pequenos na seleção de ativos e o timing de suas transações, além de sua contribuição como investidores bem informados para o equilíbrio dos preços no mercado de capitais.
Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.
Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]
As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.
Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.
A revista adota o padrão de licença CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.