Big bath e imparidades do goodwill
PDF (English)
PDF

Palavras-chave

Imparidade goodwill
Big bath
Endividamento
Mercado de capitais

Como Citar

Gonçalves, C., Ferreira, L., Rebelo, E., & Fernandes, J. S. (2019). Big bath e imparidades do goodwill. RBGN - Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 21(2), 312–331. https://doi.org/10.7819/rbgn.v21i2.3977

Resumo

Objetivo – Analisar em que medida o reconhecimento de imparidades em goodwill está associado a períodos com resultados negativos, antes dessas perdas (práticas de big bath) e determinar se o endividamento e o mercado de capitais restringem o reconhecimento dessas perdas em práticas big bath.

 

Metodologia – Estudo empírico quantitativo com base em dados financeiros e de mercado, tendo por base uma amostra de empresas com títulos admitidos à cotação nas bolsas de valores de Lisboa e Madrid (2007-2015). Recorreu-se a modelos de regressão multivariada com estimação pelo método dos momentos generalizados (system GMM).

 

Resultados – A imparidade em goodwill é relevante em práticas de big bath, corroborando a ideia da existência de grande discricionariedade na utilização deste accrual. Conclui-se que as empresas se ajustam aos ciclos de mercado de capitais. A relação positiva entre o nível de endividamento e a imparidade em goodwill sugere que eventuais penalizações dos credores não condicionam o reconhecimento destas imparidades.

 

Contribuições – Evidencia-se as práticas de big bath associadas a empresas com resultados negativos e o papel do endividamento e mercado de capitais como fatores explicativos de estratégias de big bath, através de imparidades em goodwill
https://doi.org/10.7819/rbgn.v21i2.3977
PDF (English)
PDF

Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.

Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]

As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.

Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.

A revista adota o padrão de licença  CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.