Análise das Hipóteses de Risco e Mispricing dos Accruals: Evidências do Brasil
PDF (English)
PDF

Palavras-chave

Accruals. Mispricing. Fator de risco.

Como Citar

Martins, V. G., do Monte, P. A., & Machado, M. A. V. (2018). Análise das Hipóteses de Risco e Mispricing dos Accruals: Evidências do Brasil. RBGN - Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 21(1), 169–186. https://doi.org/10.7819/rbgn.v21i1.3969

Resumo

Objetivo – Analisar como a precificação dos accruals se configura no mercado brasileiro, isto é, se representa um mispricing de mercado ou fator de risco precificável.

 

Metodologia – Utilizou-se de uma amostra de empresas não financeiras listadas na B3. Para o alcance do objetivo, fez-se uso da metodologia de carteiras, modelos de precificação de ativos e, para testar as hipóteses de fator de risco e mispricing, utilizou-se uma metodologia de regressão em duas etapas (two-stage cross-sectional regression – 2SCSR).

 

Resultados – Os resultados obtidos demonstraram evidências da anomalia dos accruals para as empresas classificadas como pequenas e que as evidências são mais fortes quando se avalia o componente discricionário. A análise de regressões em duas etapas não permitiu constatar que os accruals representam um fator de risco precificável, sugerindo que as evidências de anomalia obtidas para os accruals discricionários são provocadas por erro de precificação do mercado (mispricing).

 

Contribuições – A não rejeição da hipótese do mispricing dos accruals leva a concluir que os preços das ações de empresas pequenas são influenciados pelos resultados contábeis divulgados e que os gestores, ao possuírem incentivos atrelados ao mercado de capitais e incentivos ligados aos lucros podem se utilizar das escolhas contábeis oportunistas com a motivação de maximizar a sua utilidade esperada, ou seja, influenciar o preço das ações por meio das distorções nos lucros
https://doi.org/10.7819/rbgn.v21i1.3969
PDF (English)
PDF

Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.

Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]

As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.

Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.

A revista adota o padrão de licença  CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.