Resumo
A importância da percepção de novas estratégias de atendimento da demanda social é um dos principais fatores de entendimento da participação efetiva dos atores sociais num contexto contemporâneo. Entender quem efetivamente atende a essas demandas é o principal desafio do presente estudo. Por meio de um estudo de caso numa Rede de Associações de Catadores de Materiais Recicláveis da Grande Curitiba, pretende-se abordar de forma comparativa o envolvimento dos tipos de atores. Neste caso, os atores são categorizados em organizações públicas, privadas, do terceiro setor e organizações de catadores, na promoção e no desenvolvimento da catação como atividade organizada. Trata-se de um estudo de base qualitativa e quantitativa, com dados coletados por meio de questionários e análise de documentos, além da observação direta no dia-a-dia da Rede. Como resultado, verificou-se o estabelecimento de um sistema de interação entre diferentes organizações que precedem em níveis de envolvimento também diferentes, com destacada participação das organizações do terceiro setor, em detrimento das organizações públicas e privadas, afirmando a importância deste setor como principal ator social da causa pública.
Palavras-chave: Redes sociais. Sustentabilidade. Desenvolvimento.
Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.
Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]
As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.
Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.
A revista adota o padrão de licença CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.