Barreiras psicológicas no preço de ações individuais: evidências de três mercados emergentes
PDF (English)
PDF

Palavras-chave

Barreiras psicológicas
valores-M
psicologia do mercado
números redondos
mercados emergentes.

Como Citar

Lobão, J., & Fernandes, J. (2018). Barreiras psicológicas no preço de ações individuais: evidências de três mercados emergentes. RBGN - Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 20(2), 248–272. https://doi.org/10.7819/rbgn.v20i2.3049

Resumo

Objetivo – O objetivo do presente estudo é examinar o preço de algumas das ações mais comercializadas de Taiwan, do Brasil e da África do Sul em relação a indícios de barreiras psicológicas em números redondos.

Metodologia – A amostra em estudo inclui um grupo de 24 ações (oito para cada um dos mercados emergentes) do período de 2000 a 2014. Testamos a uniformidade nos dígitos finais do preço das ações e utilizamos a regressão e análise GARCH para avaliar o impacto diferencial de estar acima ou abaixo de uma possível barreira.

Resultados – Não encontramos barreiras psicológicas consistentes no preço de ações individuais perto de números redondos. Além disso, documentamos que a relação entre risco e retorno tende a ser mais fraca perto de números redondos para cerca de metade das ações em estudo.

Contribuições – Este é o primeiro estudo a examinar o preço de ações individuais dos mercados emergentes em relação a indícios de barreiras psicológicas em números redondos. Nossos resultados defendem reflexão especial sobre as estratégias de comercialização ligadas aos níveis de suporte e resistência no preço das ações.

https://doi.org/10.7819/rbgn.v20i2.3049
PDF (English)
PDF

Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.

Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]

As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.

Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.

A revista adota o padrão de licença  CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.