Resumo
Objetivo – O objetivo deste trabalho é investigar a criatividade como
uma variável intermediária que existe no relacionamento entre a paixão
empreendedora e a prontidão empreendedora.
Metodologia – Esta é uma pesquisa quantitativa que utiliza um modelo
de mediação moderada. Um questionário é utilizado e análises são
realizadas com as respostas de 244 pessoas com pelo menos três anos
de experiência profissional e estudos de graduação em administração. A
validade discriminante das variáveis é revista e uma análise hierárquica
de regressão é realizada para o teste das hipóteses.
Resultados – São obtidas relações significativas através das quais um
relacionamento positivo entre paixão empreendedora e criatividade
pode ser confirmado, assim como um relacionamento positivo entre
criatividade e alerta empreendedor. Entretanto, os resultados também
reportam que a criatividade medeia parcialmente o relacionamento
entre a paixão empreendedora e a prontidão empreendedora.
Contribuições – A contribuição desta pesquisa está em mostrar evidência
empírica do vínculo entre paixão empreendedora, criatividade
e alerta empreendedor através do uso de escalas de medição recentemente
desenvolvidas. Ela também apresenta a criatividade como uma
variável intermediária no relacionamento paixão empreendedora-alerta
empreendedor.
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