Do formal ao informal: executivos que migraram para o trabalho flexível
PDF (English)
PDF

Palavras-chave

trabalho flexível. contrato informal. construcionismo. executivos.

Como Citar

Kim, H. N., Tonelli, M. J., & Silva, A. L. (2017). Do formal ao informal: executivos que migraram para o trabalho flexível. RBGN - Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 19(63), 133–152. https://doi.org/10.7819/rbgn.v0i0.2999

Resumo

Objetivo – Dadas as mudanças ocorridas em relação à organização do trabalho, contratos de trabalho flexível estão geralmente associados com uma busca de empregados mais produtivos. O objetivo desta pesquisa é compreender as mudanças comportamentais necessárias aos executivos para enfrentar a realidade desses novos modelos flexíveis de trabalho.

Delineamento/metodologia/abordagem – Este trabalho apresenta o estudo realizado na cidade de São Paulo (SP) com 30 executivos que migraram de contratos de trabalho formais – postos de trabalho - para formatos mais flexíveis.

Achados – Os resultados mostraram que os entrevistados usam vários termos para se descreverem: consultores, independentes, franqueados, empresários, conselheiros, entre outros, e sugeriram que eles têm de mudar suas autopercepções para se adaptarem a trabalhos flexíveis.

Originalidade/valor – Este estudo mostra que as narrativas que esses executivos usam para ilustrar suas trajetórias profissionais estão relacionadas à maneira como lidam com o tempo, com sua rede e como devem mudar sua mentalidade e comportamento para alcançar o sucesso. Por fim, esses profissionais devem demonstrar competência; mesmo que às vezes sejam traídos por seus gestos, voz e aparência, demonstrando desânimo.

https://doi.org/10.7819/rbgn.v0i0.2999
PDF (English)
PDF

Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.

Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]

As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.

Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.

A revista adota o padrão de licença  CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.