Internacionalização de business group: a escolha do país de destino pela distância institucional
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Palavras-chave

Family business groups
internacionalização
comprometimento de recursos
distância institucional.

Como Citar

A. B Gama, M., Lana, J., Calixto, C. V., & Bandeira-de-Mello, R. (2016). Internacionalização de business group: a escolha do país de destino pela distância institucional. RBGN - Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 18(61), 327–347. https://doi.org/10.7819/rbgn.v18i61.2894

Resumo

Objetivo – Este artigo avalia em que medida o comprometimento de
recursos na internacionalização do family business group está associado
à distância institucional do país de destino.


Metodologia – O método utilizado no estudo foi regressão com dados
em painel e efeitos fixos.


Resultados – Os resultados indicam que os family business groups decidem
se internacionalizar com menor comprometimento de recursos
para países com distância institucional positiva, institucionalmente
mais desenvolvidos. Já quando decidem se internacionalizar com maior
comprometimento de recursos, os family business groups investem em
países com distância institucional negativa, menos desenvolvidos institucionalmente
que o país de origem.


Contribuições – Este artigo visa contribuir com a teoria existente
sobre internacionalização de family business groups, de forma a testar
se a escolha por maior ou menor comprometimento de recursos na
internacionalização das firmas afiliadas está relacionada à distância
institucional entre o país de origem e o país de destino.

https://doi.org/10.7819/rbgn.v18i61.2894
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