O papel da mídia financeira nas recompras de ações
PDF (English)
PDF

Palavras-chave

Atenção dos investidores
anúncios de recompras de ações
análise de notícias
cobertura da mídia.

Como Citar

A. Pinto-Gutiérrez, C. (2016). O papel da mídia financeira nas recompras de ações. RBGN - Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 18(61), 473–496. https://doi.org/10.7819/rbgn.v18i61.2845

Resumo

Objetivo – Este trabalho examina o impacto que a cobertura da mídia
financeira tem sobre os resultados da recompra de ações nos EUA.

Metodologia – Realizo uma análise de regressão para examinar como o
volume de artigos de notícias sobre anúncios de empresas específicas se
relaciona com as decisões dessas empresas para de fato recomprar ações
após tais anúncios. Também examino o papel da mídia nos desempenhos
de longo prazo das ações dessas empresas após os anúncios. Para mitigar
as preocupações com os efeitos confusos que podem simultaneamente
impulsionar o volume de artigos de notícias e os resultados da compra
de ações, utilizo uma abordagem da variável instrumental.

Resultados – Os resultados mostram que os níveis de cobertura da
mídia sobre empresas específicas no momento dos anúncios de recompra
estão negativamente relacionados às reais recompras das empresas
após os anúncios. Além disso, a evidência mostra que, doze meses após
os anúncios de recompra, os maiores retornos cumulativos anormais
correspondem às empresas com a menor cobertura da mídia. Esses
resultados sugerem que apenas aquelas empresas que não atraíram
atenção suficiente dos investidores para os anúncios prosseguiram com
seus programas de recompra.

Contribuições – Este trabalho aumenta a literatura sobre finanças comportamentais
através da introdução e do teste da medida da atenção dos
investidores em empresas específicas através da utilização de uma nova
base de dados um provedor de análise de notícias. O trabalho também
contribui para a escassa literatura que examina o efeito da atenção dos
investidores sobre os eventos corporativos.

https://doi.org/10.7819/rbgn.v18i61.2845
PDF (English)
PDF

Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.

Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]

As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.

Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.

A revista adota o padrão de licença  CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.