Resumo
Este estudo tem como objetivo analisar os segmentos de ativo de investimentos em Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC), tipificando-as com base em patrocínio público e patrocínio privado. Utilizou-se o proceder metodológico indutivo de caráter exploratório, uma vez que, a partir dos dados disponíveis no sítio www.previdencia.gov.br, construiu-se uma tabela com os índices de cada tipo de ativo de investimento, como um percentual do ativo de investimentos total, considerando-se os exercícios de 2002, 2003, 2004 e 2005. Os dados foram tabulados para posterior teste de hipótese. Utilizou-se o teste não-paramétrico de Kruskall-Wallis (H), que verifica se k amostras independentes provêem de populações com médias iguais. Concluiu-se que quando o patrocínio do fundo é realizado por entidades públicas existe um direcionamento à aplicação nos títulos de responsabilidade dos governos federal, estadual e municipal. Já quando o fundo é patrocinado por entidades privadas verifica-se inclinação para investimentos em instituições financeiras. Constatou-se, ainda, que as entidades públicas, direcionam seus recursos para o investimento em ações e fundos de investimento.
Palavras-chave: Entidades de previdência complementar. Investimentos. Tipo de patrocínio.
Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.
Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]
As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.
Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.
A revista adota o padrão de licença CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.