Estratégias de marketing no processo de internacionalização de franquias brasileiras
PDF (English)
PDF

Palavras-chave

Marketing internacional. estratégia de marketing global. franchising internacional. franquias brasileiras. franquias.

Como Citar

Camargo, M. A. de A. P., Rocha, T. V., & Silva, S. C. e. (2016). Estratégias de marketing no processo de internacionalização de franquias brasileiras. RBGN - Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 18(62), 570–592. https://doi.org/10.7819/rbgn.v18i62.2804

Resumo

Objetivo – Analisar a influência das estratégias de marketing sobre o
processo de internacionalização das franquias brasileiras considerando
os diferentes estágios que estas se encontram na atuação internacional.


Metodologia – Pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, sendo
desenvolvidos três estudos de caso com redes de franquias brasileiras
do segmento de calçados e vestuário: duas empresas com participação
ativa e uma com alto envolvimento no exterior. Seis diretores e gerentes
de marketing dessas empresas foram entrevistados.


Resultados – Verifica-se que as redes de franquias entrevistadas praticam
a padronização do seu marketing mix, mas possuem menor preocupação
com as atividades de coordenação, concentração e integração
dos movimentos de marketing.


Contribuições – Recomendações para gestores em diferentes estágios
de internacionalização e um conjunto de sugestões para futuras pesquisas
sobre o uso das estratégias de marketing e marcas em mercados
emergentes.

https://doi.org/10.7819/rbgn.v18i62.2804
PDF (English)
PDF

Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.

Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]

As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.

Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.

A revista adota o padrão de licença  CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.