Estrutura relacional da indústria automobilística mundial: grupos, redes e campos
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Palavras-chave

Teoria dos campos
campos sociais
redes sociais
grupos estratégicos
indústria automobilística.

Como Citar

Sacomano Neto, M., Matui, P. C., Candido, S. E. A., & Amaral, R. M. do. (2016). Estrutura relacional da indústria automobilística mundial: grupos, redes e campos. RBGN - Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 18(62), 505–524. https://doi.org/10.7819/rbgn.v18i62.2798

Resumo

Objetivo – O objetivo deste estudo é analisar a estrutura da rede de empresas automotivas por meio das participações acionárias cruzadas, joint ventures, contratos de manufatura e alianças, de 2004 a 2012. O estudo também explora como a estrutura da rede afeta a concorrência e a disputa de posições no campo.

Metodologia – A amostra envolveu 3695 díades. Com base nos dados foi possível construir e avaliar a composição das redes usando os softwares Gephi e UCINET. Além de uma análise contextual e longitudinal, as métricas de análise de rede, como a centralidade, os grupos e a densidade, serviram de método de análise.

Resultados – Os resultados mostram como as relações (participações acionárias cruzadas, joint ventures, contratos de manufatura e alianças) entre as empresas sustentam a internacionalização e crescimento de diversas organizações automotivas. As ligações também geram maiores possibilidades de acesso a recursos e oportunidades de mercado.  Também são elaboradas inferências sobre como esses recursos influenciam a concorrência e domínio de posições privilegiadas no campo.

Contribuições – A estrutura relacional molda e influencia a estrutura competitiva do campo. No campo, os relacionamentos cooperativos e/ou competitivos são capazes de gerar novas ordens e formas de controle.
https://doi.org/10.7819/rbgn.v18i62.2798
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