Resumo
Os ataques terroristas cometidos nos EUA em 11/09/2001, utilizando como instrumento de destruição aeronaves comerciais, causaram grandes mudanças políticas e sócio-econômicas em todo o mundo, com reflexos que influenciam até hoje muitos setores da economia brasilei-ra. O senso comum indica que este evento aprofundou a crise pela qual o setor aéreo brasileiro vinha passando desde 1999, em grande parte devido às oscilações da taxa de câmbio real por dólares norte-americanos. Através do teste paramétrico de diferenças entre médias populacio-nais, bem como coeficiente de correlação linear de Pearson este trabalho tem como objetivo demonstrar a real influência do 11 de Setembro e da taxa de câmbio, sobre a conta Viagens Internacionais do balanço de pagamentos brasileiro, bem como do fluxo de passageiros de transporte aéreo com destino aos EUA antes e depois do ataque terrorista. Os resultados aufe-ridos a partir das estatísticas citadas rejeitaram a hipótese nula de igualdade de médias entre as despesas com viagens internacionais antes e depois do evento, bem como se rejeitou a mesma hipótese para a quantidade de passageiros embarcados para os EUA ao nível de confiança de 95%. Por outro lado, o coeficiente de correlação linear de Pearson entre a taxa de câmbio real por dólares norte-americanos e as despesas com viagens foi igual a -77,83%, sendo significa-tivo em 5%.
Palavras-chave: Setor de transporte aéreo. Estudo de evento. Correlação linear.
Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.
Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]
As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.
Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.
A revista adota o padrão de licença CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.