Resumo
Objetivo – O objetivo deste artigo é analisar o impacto de diferentes
tipos de conteúdo no marketing viral, em uma rede social virtual bastante
popular. A pesquisa é fundamentada em estudos recentes que
categorizam postagens no Facebook.
Metodologia – Dados de 2583 postagens em oito perfis de marcas
brasileiras de cerveja foram codificados e analisados por meio de análise
de regressão e análise de variância.
Resultados – Duas hipóteses foram suportadas. Encontrou-se um relacionamento
positivo entre postagens das categorias Fã e Promocional
e o marketing viral. Postagens das categorias Informacional e Enquete
não produziram efeitos significativos, confirmando estudos anteriores
que analisaram curtidas e comentários como variáveis dependentes.
Contribuições – Estudos anteriores não categorizaram postagens
produzidas por fãs/seguidores de marca. A tipologia desenvolvida
representa avanço quantitativo em relação a outros estudos com objetivos
semelhantes. Desse modo, gestores de marketing responsáveis
pela gestão de marcas no Facebook devem publicar postagens que
promovam a marca e reproduzir conteúdo produzido por indivíduos
engajados, caso o objetivo seja aumentar a viralização dessas postagens.
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