Resumo
A partir de 5 de maio de 2000, com a publicação da Lei Complementar n.º 101/2000, também chamada de Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), uma nova diretriz nacional passou a submeter todas as esferas de governo quanto à gestão do patrimônio, receita, despesa e endividamento público. Este estudo analisa esta referida Lei no tocante às ações de planejamento dos programas e ações públicas, mormente na esfera do município, fornecendo uma visão técnica acerca dessas novas responsabilidades fiscais que estão atingindo todos os gestores públicos. Destarte, espera-se contribuir para ressaltar as complexas relações que estão subjacentes ao novo ordenamento jurídico, auxiliando os membros da sociedade na compreensão das novas obrigações e limites impostos aos agentes públicos.
Palavras-chave: Responsabilidade fiscal. Poderes públicos. Planejamento.
Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.
Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]
As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.
Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.
A revista adota o padrão de licença CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.