Investigação da Oferta de Crédito para Micro e Pequenas Empresas no Estado de Minas Gerais: uma abordagem por grupos estratégicos
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Palavras-chave

Grupos estratégicos. Microcrédito. Micro e pequenas empresas. Agrupamento.

Como Citar

Santos, L. M. dos, Ferreira, M. A. M., Abrantes, L. A., & Silveira, S. de F. R. (2009). Investigação da Oferta de Crédito para Micro e Pequenas Empresas no Estado de Minas Gerais: uma abordagem por grupos estratégicos. RBGN - Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 11(31), 200–216. https://doi.org/10.7819/rbgn.v11i31.244

Resumo

Apesar do evidente crescimento da oferta de microcrédito no Brasil e no Estado de Minas Gerais, pouco se sabe sobre os aspectos fundamentais à manutenção e fomento desta iniciativa. Assim, o presente trabalho foi conduzido com o objetivo de identificar e analisar as características de grupos estratégicos de instituições ofertantes de crédito, descrevendo o perfil desses grupos de acordo com premissas do microcrédito produtivo, tomando como referência o Estado de Minas Gerais. A pesquisa teve caráter exploratório e descritivo, com abordagem quantitativa e qualitativa, abrangendo 81 instituições ofertantes de crédito que, por meio de análise fatorial seguida de análise de cluster, resultou na identificação de três grupos com características distintas quanto à propagação do crédito para as MPEs: Focado, Disperso e Desfocado. Os resultados mostraram que apenas 9% dos ofertantes concedem vantagens às MPEs pertinentes às metodologias de aplicação do microcrédito. Por outro lado, sabe-se que a maioria das instituições, na área em estudo não concede vantagens específicas às MPEs. Sendo que essas, por sua vez, recorrem com baixa frequência às operações de crédito, prejudicando o desenvolvimento deste setor, tendo em vista a assimetria entre a oferta e demanda de microcrédito.

Palavras-chave: Grupos estratégicos. Microcrédito. Micro e pequenas empresas. Agrupamento.

https://doi.org/10.7819/rbgn.v11i31.244
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