Resumo
Apesar do evidente crescimento da oferta de microcrédito no Brasil e no Estado de Minas Gerais, pouco se sabe sobre os aspectos fundamentais à manutenção e fomento desta iniciativa. Assim, o presente trabalho foi conduzido com o objetivo de identificar e analisar as características de grupos estratégicos de instituições ofertantes de crédito, descrevendo o perfil desses grupos de acordo com premissas do microcrédito produtivo, tomando como referência o Estado de Minas Gerais. A pesquisa teve caráter exploratório e descritivo, com abordagem quantitativa e qualitativa, abrangendo 81 instituições ofertantes de crédito que, por meio de análise fatorial seguida de análise de cluster, resultou na identificação de três grupos com características distintas quanto à propagação do crédito para as MPEs: Focado, Disperso e Desfocado. Os resultados mostraram que apenas 9% dos ofertantes concedem vantagens às MPEs pertinentes às metodologias de aplicação do microcrédito. Por outro lado, sabe-se que a maioria das instituições, na área em estudo não concede vantagens específicas às MPEs. Sendo que essas, por sua vez, recorrem com baixa frequência às operações de crédito, prejudicando o desenvolvimento deste setor, tendo em vista a assimetria entre a oferta e demanda de microcrédito.
Palavras-chave: Grupos estratégicos. Microcrédito. Micro e pequenas empresas. Agrupamento.
Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.
Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]
As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.
Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.
A revista adota o padrão de licença CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.