Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar se o turismo rural pode ser apontado como uma alternativa de diversificação econômica para a Zona da Mata do Estado de Pernambuco. A principal fonte econômica desta região é a agroindústria canavieira. No entanto, esta atividade vem perdendo dinamismo com o encerramento das atividades de um grande número de unidades produtoras de açúcar e álcool, agravando a situação de pobreza de milhares de pessoas que vivem nesta região. O meio rural está passando por um processo de grandes transformações, tais alterações vão desde a inversão radical das correntes migratórias até o surgimento de novas atividades econômicas não precisamente agrícolas. O Turismo Rural, uma atividade pluriativa, vem sendo apontado como uma viável alternativa de diversificação econômica para a Zona da Mata do Estado de Pernambuco, diante da crise da agroindústria canavieira. Caracterizada pelas belezas naturais, históricas e arquitetônicas, esta região vem registrando o crescimento de tal atividade.
Palavras-chave: Turismo rural. Diversificação econômica. Agroindústria canavieira.
Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.
Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]
As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.
Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.
A revista adota o padrão de licença CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.