Responsabilidade Social Corporativa e comportamento do funcionário: papel mediador do compromisso organizacional
PDF (English)
PDF

Palavras-chave

responsabilidade social corporativa
engajamento no trabalho
compromisso organizacional
comportamento de cidadania organizacional
engajamento organizacional

Como Citar

Azim, M. T. (2016). Responsabilidade Social Corporativa e comportamento do funcionário: papel mediador do compromisso organizacional. RBGN - Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 18(60), 207–225. https://doi.org/10.7819/rbgn.v18i60.2319

Resumo

Objetivo – O estudo investiga o relacionamento entre a percepção dos funcionários sobre as práticas externas de RSC de suas organizações e o compromisso organizacional dos funcionários (afetivo) e o engajamento no trabalho, engajamento na organização, comportamento de cidadania organizacional relacionado ao indivíduo e o comportamento de cidadania organizacional relacionado à organização no contexto do setor bancário saudita.

Metodologia – O estudo extrai sua base teórica da teoria da identidade social (Tajfel & Turner, 1979) e da teoria da troca social (Blau, 1964). Os dados foram coletados por meio de pesquisa com o uso de questionários, e a Análise de regressão da mediação foi utilizada para explorar o relacionamento entre as variáveis independentes e dependentes com base no método de Baron & Kenny (1986).

Resultados – O estudo observado um relacionamento positivo entre a RSC e o compromisso organizacional, engajamento do funcionário e comportamento de cidadania organizacional relacionado à organização. O comportamento de cidadania organizacional relacionado ao indivíduo não foi, entretanto, observado como estando vinculado à RSC percebida.

Contribuições – A originalidade deste estudo está em sua estrutura e em um aspecto particular da medição da RSC. Ele conceitualiza um modelo integrado para construir um relacionamento entre a RSC, o compromisso organizacional, o engajamento do funcionário e o CCO. Como o estudo vê a RSC como uma ferramenta competitiva para as organizações, aqui as atividades de RSC são medidas em termos relativos em vez de termos absolutos, ato independente de uma organização. 

https://doi.org/10.7819/rbgn.v18i60.2319
PDF (English)
PDF

Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.

Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]

As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.

Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.

A revista adota o padrão de licença  CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.