Perdas por imparidade: fatores explicativos e impactos
PDF (English)
PDF

Palavras-chave

Ativos fixos tangíveis
ativos intangíveis
imparidade
valor de mercado.

Como Citar

Fernandes, J. S., Gonçalves, C., Guerreiro, C., & Pereira, L. N. (2016). Perdas por imparidade: fatores explicativos e impactos. RBGN - Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 18(60), 305–318. https://doi.org/10.7819/rbgn.v18i60.2300

Resumo

Objetivo – Analisar o reconhecimento das imparidades nos ativos fixos tangíveis e intangíveis e sua relevância para os pesquisadores nas empresas cotadas nas bolsas de Lisboa e de Madri.

Metodologia – Suporta-se em uma análise quantitativa de dados sobre uma amostra de 80 empresas com títulos cotados nas bolsas de Lisboa e de Madri (2007-2011). Foram estimados modelos de regressão linear e não linear para dados em painel.

Resultado Constatou-se que o valor de imparidades teve uma tendência crescente e que essas perdas são as mais significativas nos intangíveis (em particular no Goodwill). Comprovou-se que a probabilidade de reconhecimento das imparidades é influenciada positivamente pela dimensão das entidades e negativamente pelo valor de mercado (p < 0,10). As entidades portuguesas orientadas para a exportação têm uma maior probabilidade de não reconhecer imparidades, mas as que apresentam valores de mercado superior têm maior probabilidade de reconhecê-las. Esse comportamento contraria o manifestado pela amostra, em que essa relação é negativa (p < 0,10). Os resultados também sugerem que existe efeito de alisamento dos resultados por via das imparidades, sendo ele mais acentuado nas entidades do IBEX35. Quanto à relevância da imparidade para o valor de mercado, confirma-se uma relação negativa significativa, reforçando as conclusões de estudos anteriores.

Contribuições – Esse estudo introduz o fator cultural na análise do reconhecimento das perdas por imparidade, destacando-se comportamentos distintos entre entidades portuguesas e espanholas.

https://doi.org/10.7819/rbgn.v18i60.2300
PDF (English)
PDF

Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.

Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]

As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.

Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.

A revista adota o padrão de licença  CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.