A dimensão ambiental no contexto da estratégia de operações de montadoras do ABC paulista
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Palavras-chave

Estratégia de operações
prioridades competitivas
dimensão ambiental
indústria automobilística
indicadores de desempenho.

Como Citar

Scur, G., & Heinz, G. (2016). A dimensão ambiental no contexto da estratégia de operações de montadoras do ABC paulista. RBGN - Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 18(60), 290–304. https://doi.org/10.7819/rbgn.v18i60.2195

Resumo

Objetivo – O objetivo do artigo é analisar a inserção da dimensão ambiental na estratégia de operações de três montadoras do ABC paulista e como ela pode impactar o desempenho competitivo da área de operações. 

Metodologia – Estudo de caso múltiplo descritivo e exploratório. 

Resultados – Há um alinhamento entre as empresas, no que se refere aos  indicadores de desempenho da dimensão ambiental e às prioridades competitivas. Observou-se uma preocupação ao aspecto social da sustentabilidade. As empresas estão projetando sistemas produtivos socialmente mais justos, em que a segurança do trabalho e a saúde ocupacional são vistas como um aspecto estratégico que contribuem para desempenho competitivo da área de operações.

Contribuições – Uma contribuição sob o ponto de vista teórico, é a proposição de um modelo conceitual que visa preencher uma lacuna na literatura sobre a falta de alinhamento entre as teorias de estratégia de operações e de gestão ambiental, o que pode, por sua vez, dificultar ou mesmo subestimar o entendimento do papel da área de operações na busca da vantagem competitiva. 

https://doi.org/10.7819/rbgn.v18i60.2195
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