Resumo
Objetivo – analisar as reações do mercado acionário ao anúncio de F&A, ou seja, verificar se houve criação de valor e, consequentemente, maximização da riqueza dos acionistas ou se houve destruição de valor e, consequentemente, redução da riqueza dos acionistas de empresas adquirentes no curto prazo.
Método – Quantitativo-empírico
Fundamentação teórica – Estudo de eventos
Resultados – Não se pode afirmar que as aquisições tiveram um impacto significativo na geração de valor dos bancos adquirentes nem, tampouco, se pode afirmar o contrário. Dada a falta de preponderância de retornos positivos ou negativos, diferentes percepções das operações podem ter ocorrido. No caso de retornos positivos, as hipóteses são de que o mercado enxergaria sinergias operacionais e financeiras, além de ganhos de escala ou market share. Tais análises, no entanto, são difíceis de comprovar empiricamente.
Contribuições – Os resultados podem ter sua explicação pelo fato de que as sinergias oriundas dos processos de F&A no setor bancário serviram apenas para a consolidação de grandes players de mercado, acarretando uma diminuição de competitividade nesse setor. Os retornos anormais negativos nos processos de F&A advêm da estrutura de competição monopolística do mercado (Tabak et al., 2012).
Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.
Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]
As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.
Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.
A revista adota o padrão de licença CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.