Uma Análise Distintiva entre o Estudo de Caso, A Pesquisa-Ação e a Design Science Research
PDF (English)
PDF

Palavras-chave

abordagem de pesquisa
métodos de pesquisa
estudo de caso
pesquisa-ação
design science research

Como Citar

Dresch, A., Lacerda, D. P., & Cauchick Miguel, P. A. (2015). Uma Análise Distintiva entre o Estudo de Caso, A Pesquisa-Ação e a Design Science Research. RBGN - Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 17(56), 1116–1133. https://doi.org/10.7819/rbgn.v17i56.2069

Resumo

Objetivo – Esse ensaio tem como objetivo analisar a distinção entre métodos de pesquisa típicos na gestão de operações (estudo de caso e pesquisa-ação) com a design science research.

Método – O artigo adota uma abordagem metodológica teórico-conceitual, fundamentada em ampla revisão da literatura. A revisão da literatura se concentrou em trabalhos que discutem a utilização do Estudo de Caso, da Pesquisa-Ação e da Design Science/Design Science Research.

Fundamentação teórica – Esse ensaio explicita as bases do Estudo de Caso e da Pesquisa-Ação. Em virtude de sua utilização recente como método de pesquisa, a Design Science Research é apresentada em maior profundidade.

Resultados – Primeiro, é realizada uma apresentação da design science e da design science research como paradigma e método de pesquisa, respectivamente, no campo da gestão; segundo, a distinção entre as Ciências Naturais, Ciências Sociais e a Design Science; terceiro, uma análise comparativa entre os métodos de pesquisa Estudo de Caso, Pesquisa-Ação e Design Science Research; por fim, um conjunto de sugestões para pesquisas futuras no que tange à utilização de métodos de pesquisa na área de gestão, em geral, e de gestão de operações, em particular.

Contribuições – As principais contribuições desse ensaio se concentram na reflexão sobre os métodos de pesquisa utilizados na área de gestão. Uma contribuição importante é a ampliação do repertório de métodos de pesquisa pela compreensão e utilização da design science research. A utilização desse método de pesquisa pode contribuir para a redução do distanciamento entre rigor e relevância que tem sido caracterizado por diversos autores.

https://doi.org/10.7819/rbgn.v17i56.2069
PDF (English)
PDF

Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.

Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]

As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.

Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.

A revista adota o padrão de licença  CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.