Resumo
Objetivo – Considerando a importância do empreendedorismo de alto impacto para o crescimento econômico e o notável potencial que as mulheres empreendedoras ainda têm para contribuir para a atividade econômica, neste estudo propomos um modelo para explicar a expectativa de alto crescimento de um empreendedor com base em variáveis estratégicas relevantes, também abordando a identificação de possíveis diferenças de gênero nos prognosticadores da expectativa de alto crescimento de um empreendedor.
Metodologia – Utilizamos os dados do Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2009, trabalhando com uma amostra de 8.641 empreendedores em estágio inicial em 49 países. Realizamos regressões logísticas binomiais hierárquicas, incluindo uma análise segmentada para comparar o modelo entre mulheres e homens empreendedores.
Resultados – Com base em nossos resultados, confirmamos o gênero como uma forte variável explanatória para as aspirações de crescimento, com as mulheres mostrando níveis inferiores de expectativa de alto crescimento de seus empreendimentos. Além disso, na comparação entre os determinantes da expectativa de alto crescimento por gênero, podemos concluir que o conjunto de prognosticadores significativos não é o mesmo para homens e mulheres empreendedores. Esses resultados sugerem um efeito moderador do gênero na configuração dos fatores que determinam a propensão do empreendedor para o alto crescimento.
Contribuições – Esta pesquisa contribui para uma melhor compreensão dos fatores que motivam a expectativa de alto crescimento, ajudando assim a avançar o conhecimento na área de empreendedorismo estratégico, bem como a literatura sobre empreendedorismo feminino. Com relação à implicação prática, nossos resultados apontam para a necessidade de conceber políticas específicas para homens e mulheres, de modo a promover o empreendedorismo de alto crescimento.
Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.
Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]
As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.
Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.
A revista adota o padrão de licença CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.