Análises das redes de inovação resultantes dos financiamentos dos fundos setoriais de biotecnologia e energia
PDF (English)
PDF

Palavras-chave

inovação aberta
redes de inovação
fundos setoriais
energia e biotecnologia.

Como Citar

Leonhardt Ribeiro, W., & Silveira Porto, G. (2015). Análises das redes de inovação resultantes dos financiamentos dos fundos setoriais de biotecnologia e energia. RBGN - Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 17(58), 1426–1443. https://doi.org/10.7819/rbgn.v17i58.1764

Resumo

Objetivo – A pesquisa avaliou a formação das redes de inovação constituídas pelas empresas e as ICT’s para o recebimento de recursos financeiros dos Fundos Setoriais (FS) para C&T de biotecnologia e energia no período de 1999 a 2013.

                        

Método – A pesquisa utilizou dados dos projetos disponibilizados pela FINEP, RAIS e Economática. Além da base de busca de patentes Derwent Knowledge da Reuters. Foram realizadas análises descritivas, análises de rede através do software Gephi e aplicou-se uma regressão múltipla aos indicadores disponíveis sobre  os impactos gerados pelos FS.

 

Fundamentação teórica – Adotou-se a da Inovação Aberta, para discorrer sobre os conceitos relacionados aos indicadores de inovação, o Sistema Nacional de Inovação e as políticas públicas para inovação, as Redes de Inovação e o Comportamento Inovador.

 

Resultados – De um modo geral, os recursos aplicados na fase inicial dos FS foram mais dedicados para C&T do que propriamente para inovação, com representativa quantidade de projetos e recursos sem a participação de empresas. Nas redes de inovação as empresas raramente formaram núcleos, enquanto algumas ICT´s se destacaram. A quantidade de patentes geradas a partir dos projetos foi muito aquém do esperado, o que sugere falta de amadurecimento dos agentes. Observou-se dificuldade no acesso e coleta de dados referentes a aplicação de políticas públicas para inovação.

 

Contribuições – Analise sobre a fase inicial dos FS biotecnologia e energia, gerando informações para a academia, os agentes e a sociedade, acrescidas de sugestões para melhoria dos programas de fomento à inovação.

https://doi.org/10.7819/rbgn.v17i58.1764
PDF (English)
PDF

Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.

Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]

As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.

Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.

A revista adota o padrão de licença  CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.