Segmentação no Mercado dos Vinhos Verdes na Região Norte de Portugal: o caso dos gestores de restauração
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Palavras-chave

Segmentação de mercado. Vinho verde. Portugal.

Como Citar

Oliveira-Brochado, A., & Martins, F. V. (2009). Segmentação no Mercado dos Vinhos Verdes na Região Norte de Portugal: o caso dos gestores de restauração. RBGN - Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 11(30), 7–18. https://doi.org/10.7819/rbgn.v11i30.175

Resumo

Apesar de ser sabido que é necessário conhecimento para se  produzir o vinho, atualmente também é necessário um conhecimento para tal comercialização. Apesar do conhecimento para fazer um melhor vinho ter ocupado acadêmicos e produtores durante séculos, o reconhecimento da necessidade de um esforço especial para a  comercialização é um tema recente. Historicamente, os fatores de sucesso para as empresas que comercializam vinho são baseados na tecnologia de produção e na qualidade dos seus produtos. No entanto, o aumento da competitividade do mercado requer, hoje, o conhecimento do consumidor de vinho para melhor satisfazer as suas necessidades. O mercado dos vinhos tem crescido em sofisticação e as oportunidades de segmentação de mercado têm também tem crescido. Este trabalho fornece uma revisão de alguns estudos sobre o comportamento do consumidor de vinho no contexto da segmentação de mercado. Usando como base de segmentação nove variáveis que medem a importância atribuída a características tangíveis e intangíveis no processo de aquisição do vinho. Propõe-se uma classificação dos gestores de restauração da região Norte de Portugal em dois grupos.

Palavras-chave: Segmentação de mercado. Vinho verde. Portugal.

https://doi.org/10.7819/rbgn.v11i30.175
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