Honorários de Auditoria: uma análise das empresas familiares e não familiares listadas na BM&FBovespa
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Palavras-chave

Honorários de auditoria. Empresas familiares. Qualidade da informação financeira. Auditoria independente.

Como Citar

Beck, F., Cunha, P. R. da, & Franz, L. (2015). Honorários de Auditoria: uma análise das empresas familiares e não familiares listadas na BM&FBovespa. RBGN - Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 17(54), 720–735. https://doi.org/10.7819/rbgn.v17i54.1693

Resumo

Objetivo – Verificar a relação entre os honorários de auditoria e a qualidade das informações financeiras nas empresas familiares e não familiares listadas na BM&FBovespa.

Método – Pesquisa descritiva, documental com aplicação de teste de médias e modelo de regressão linear, com dados de 2009, 2010 e 2011 de uma amostra de 133 empresas familiares e 128 não familiares da BM&FBovespa. Utilizou-se como base o estudo de Ghosh e Tang (2015).

Fundamentação teórica – A hipótese é de que os auditores cobram honorários mais baixos para empresas familiares em relação às empresas não familiares, devido a maior qualidade de suas informações financeiras; por exemplo no reporte do lucro (Ali, Chen, & Radhakrishnan, 2007).

Resultados – Os achados indicam a rejeição da hipótese por meio do teste de médias e do modelo de regressão, uma vez que a variável dependente (empresa familiar) não se mostrou estatisticamente significativa. Este resultado diverge do obtido por Ghosh e Tang (2015) e faz inferência às características das empresas e do mercado brasileiro.

Contribuições – Permitiu a discussão em torno da relação entre honorário de auditora e a estrutura de propriedade e controle das empresas brasileiras, perpassando o tema da qualidade das informações financeiras. Auxiliou também, na identificação das principais variáveis explicativas para os honorários de auditoria. Nas empresas familiares destacaram-se: Tamanho, Vendas no exterior, Fusões e/ou incorporações, Big Four, e nas empresas não familiares: Tamanho, Setor regulamentado, Período fiscal, Big Four e Permanência da empresa de auditoria.

https://doi.org/10.7819/rbgn.v17i54.1693
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