Resumo
O aumento do poder de compra das mulheres tem levado empresas a adotarem estratégias de diferenciação de produtos e a produzirem produtos específicos para o público feminino. A indústria automobilística não está imune a este fenômeno, uma vez que as mulheres representam aproximadamente metade das vendas de automóvel no país. Considerando as diferenças de consumo e de comportamento entre mulheres e homens é colocada a seguinte questão: há diferenças entre escolhas associadas ao automóvel por homens e mulheres? Foram apresentados aos participantes itens presentes no dia-a-dia das pessoas, e que são por elas valorizados; e foi solicitado aos participantes que escolhessem e associassem estes itens ao automóvel. A análise dos resultados revelou haver mais semelhanças do que diferenças entre escolhas associadas ao automóvel por homens e escolhas associadas ao automóvel por mulheres. A semelhança entre as escolhas sugere que as representações, os significados e valores atribuídos ao automóvel por homens e por mulheres são similares e, desta forma, a estratégia de diferenciação de produtos não se aplica à indústria automobilística.
Palavras-chave: Automóvel. Marketing na indústria automobilística. Comportamento do consumidor. Diferenças entre homens e mulheres.
Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.
Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]
As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.
Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.
A revista adota o padrão de licença CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.