A Qualidade de Vida no Trabalho dos Professores de Inglês
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Palavras-chave

Gestão da qualidade de vida no trabalho. Gestão de pessoas. Condições de trabalho. Professores de inglês.

Como Citar

Kanikadan, A. Y. S., & Limongi-França, A. C. (2007). A Qualidade de Vida no Trabalho dos Professores de Inglês. RBGN - Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 9(25), 59–80. https://doi.org/10.7819/rbgn.v9i25.147

Resumo

Este artigo teve como objetivo geral identificar as percepções de QVT dos professores de inglês utilizando-se do modelo de competências para a Gestão de Qualidade de Vida no Trabalho (GQVT) e da abordagem biopsicossocial (BPSO-96). Além da definição dos modelos, o estudo traz a definição do ambiente organizacional relacionado a um curso de idiomas, as questões estratégicas da administração e as características dos profissionais que atuam nesse tipo de organização. Foi utilizada a pesquisa survey, que pode ser descrita como a obtenção de dados sobre características, ações ou opiniões de determinado grupo de pessoas, por meio de um questionário. Os respondentes da pesquisa foram 91 professores de inglês, compondo uma amostra não-probabilística. Os resultados mostraram que esses professores, embora demonstrem uma percepção positiva dos itens de qualidade de vida no trabalho, esperam das organizações o estabelecimento de estratégias bem definidas, pois a gestão de pessoas é prejudicada quando isso não ocorre, trazendo conseqüências no longo prazo por ações que são tomadas no curto prazo, ou seja, a gestão de carreira deve ser tratada de forma estratégica, pois a sua ausência tem afetado parte do processo de ensino, prejudicando a saúde do profissional. Palavras-chave: Gestão da qualidade de vida no trabalho. Gestão de pessoas. Condições de trabalho. Professores de inglês.
https://doi.org/10.7819/rbgn.v9i25.147
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