Podem os Websites Revelar a Cultura de um País? Um Estudo Multicultural nas maiores Empresas de Brasil, China e França
PDF
PDF (English)
PDF (Español (España))

Palavras-chave

Internacionalização de empresas. Atributos de websites. E-commerce.

Como Citar

Lucian, R., & Barbosa, G. L. (2007). Podem os Websites Revelar a Cultura de um País? Um Estudo Multicultural nas maiores Empresas de Brasil, China e França. RBGN - Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 9(25), 26–38. https://doi.org/10.7819/rbgn.v9i25.145

Resumo

O ambiente de negócios vem sendo mudado significativamente em função do crescimento acelerado de novas tecnologias, como a Internet. Como resultado dessa tecnologia, os mercados tornam-se mais globais, o que resulta na mudança da realidade competitiva das empresas. Este estudo tem o objetivo de verificar se os websites das empresas de Brasil, China e França refletem a cultura local. O método utilizado tem um caráter exploratório-descritivo. A primeira etapa objetivou identificar os principais atributos utilizados pelos websites investigados através de uma desk research e da observação sistemática. A segunda etapa descritiva utilizou métodos quantitativos (correlação de Spearman e análise cluster) como forma de atingir o objetivo desta pesquisa. A conclusão indica que os websites corporativos analisados retratam a cultura local. Esse achado revela que ainda não há uma cultura global on-line entre as maiores empresas de Brasil, China e França.

Palavras-chave: Internacionalização de empresas. Atributos de websites. E-commerce.

https://doi.org/10.7819/rbgn.v9i25.145
PDF
PDF (English)
PDF (Español (España))

Em caso de aprovação do artigo para publicação, os direitos de copyright são cedidos pelo(s) autor(es) à Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN.

Nestes termos, é OBRIGATÓRIO que os autores enviem para RBGN o formulário de Cessão de Direitos Autorias devidamente preenchido e assinado. Conforme o modelo: [Direitosautorais]

As condições da Cessão de Direitos Autorais indicam que a Revista Brasileira de Gestão de Negócios – RBGN possui a título gratuito e em caráter definitivo os direitos autorais patrimoniais dos artigos por ela publicados. Não obstante a Cessão dos Direitos Autorais, a RBGN faculta aos autores o uso desses direitos sem restrições.

Os textos publicados na RBGN são de inteira responsabilidade de seus autores.

A revista adota o padrão de licença  CC-BY Creative Commons Attribution 4.0 permitindo redistribuição e reutilização dos artigos sob a condição de que a autoria seja devidamente creditada.